terça-feira, 13 de setembro de 2016

UTILIZANDO O LIGHTROOM ONLINE

Nenhum comentário
Muitas vezes eu já ouvi dizerem que acham o editor Lightroom muito produtivo, porém um pouco difícil de usar, devido as suas várias ferramentas. Diante à isso, resolvi fazer um post tentando explicar um pouco sobre o editor, que tem como principal função usar ferramentas para editar suas fotos, mesmo não deixando de possuir outros meios de edição, como o uso de efeitos, por exemplo.

Nesse post, iremos falar e tentar explicar um pouco do editor que já conquistou várias pessoas, usando a versão online para Desktop. Vem comigo, contagiador?

Passo 1:

Antes de qualquer coisa, você deverá abrir seu navegador e entrar no site oficial do Adobe Lightroom, você pode fazer isso colando o link abaixo na sua caixa de pesquisas ou simplesmente clicando aqui.

Link: https://lightroom.adobe.com/

Para iniciar, iremos clicar em "Experimente na Web", esse botão marcado em vermelho na imagem abaixo.


Passo 2:

Para usar o Adobe Lightroom, você precisará criar uma conta, isso é rápido e simples, basta preencher os campos apresentados.

Caso entre direto na página para fazer login, clique em "Adquirir uma Adobe ID", marcado em vermelho na imagem. Você será redirecionado para a página de inscrição.

Ao terminar, clique no botão "Inscrever-se". Concordar com os termos de uso e com a política de privacidade é necessário.


 

Caso já possua uma conta, você só precisará acessa-lá!



Passo 3:

Ao terminar sua inscrição, você será redirecionado para a página apresentada na imagem. Para começar, basta clicar em "Selecionar arquivos", marcado em vermelho na foto abaixo, e escolher as imagens que você deseja editar.



Passo 4:

Já com as fotos que deseja editar selecionadas, você deverá escolher a que irá editar no momento. Eu escolhi essa foto com a flor amarela para usar de exemplo.
Ao selecionar sua foto, clique em "Editar" no canto superior esquerdo da página, marcado em vermelho na imagem.



EDITANDO SUA FOTO COM OS AJUSTES:

Iremos começar pelo modo "Ajustar" do editor.



TRATAMENTO DE BRANCOS:

No tratamento de brancos, modificamos a temperatura e a coloração da foto.
Modificando-os, podemos escolher entre deixar a foto com um aspecto mais "frio", usando tons como azul ou verde, ou mais "aconchegante", usando tons como vermelho, laranja ou amarelo.

Nessa etapa da edição, houve pouca modificação na temperatura da foto.


TOM:

Nessa etapa da edição, modificamos exposição, contraste, realces, sombras, brancos e pretos na foto. Com essas ferramentas, podemos alterar a iluminação de uma foto, contraste, intensidade de alguns aspectos, etc... Dando um toque mais (ou menos) profissional à foto.

Nessa etapa da edição, houve mais alterações no contraste e no equilíbrio de pretos da foto, a exposição foi um pouco diminuída, assim como os realces. Além disso, houve uma elevação nas sombras. O resultado está na imagem abaixo:


PRESENÇA:

Em "presença", temos claridade, vibratilidade e saturação.
Modificando a claridade da foto, podemos controlar um pouco de sua cor, além de deixar detalhes mais, ou menos, nítidos.
Ao modificar a vibratilidade e a saturação da foto, podemos realçar e mudar suas cores. Nessa etapa, devemos ter cuidado para não exagerar.

Nessa edição, diminuímos a claridade e aumentamos a saturação. O resultado foi o seguinte:


COLORIDO/P&B:

Nessa etapa, é possível controlar a matriz, saturação e luminância de uma foto controlando suas cores.

Nesse aspecto, essa foto não teve muitas mudanças.


TOM DE DIVISÃO:

Em tom de divisão, podemos alterar a saturação dos realces e das sombras utilizando de várias cores que podem modificar a imagem, além de poder alterar o equilíbrio entre elas.

Nessa etapa da edição, eu aumentei a saturação da sombra e do realce utilizando um amarelo na matriz, para conseguir um amarelo mais vibrante na flor, além disso, aumentei o equilíbrio entre elas.
O resultado foi esse:


EFEITOS:

Essa é a última parte da edição na categoria "ajustes", nela podemos adicionar vinheta, granulação ou usar a opção desembaçar, ferramentas que muitas pessoas gostas, porém muitas detestam.

Nessa edição, eu adicionei um pouco de vinheta pós-corte com intensidade negativa e aumentei um pouco a intensidade da opção desembaçar. O resultado foi esse:



Terminamos assim a edição utilizando os ajustes. Nas fotos abaixo temos o antes e o depois, respectivamente:




EDITANDO COM O USO DAS PREDEFINIÇÕES:

As predefinições nada mais são do que efeitos já prontos, o editor não possui muitos, mas alguns deles são os apresentados abaixo. Para editar utilizando as predefinições, basta escolher a que mais lhe agradar na foto.
Eu editei essa foto utilizando o efeito "natural", disponível em "predefinições gerais".



A edição não modificou muito a foto, porém aqui está o resultado, o antes e o depois, respectivamente, dela:



CORTAR

Para cortes, não há muito segredo, basta escolher o tamanho da foto e cortar! É possível também alterar o ângulo, virar e girar a foto.
Um ponto alto do Lightroom é que ele não danifica muito a qualidade de uma foto ao cortá-la, assim como muitos editores fazem.


Observe abaixo um exemplo entre a foto original e a mesma foto, porém cortada pelo Lightroom, respectivamente:



Enfim, chegamos ao fim!
Espero que tenha gostado e que esse post tenha sido útil para você, comentem o que acharam!

Nenhum comentário :

Postar um comentário